Epiderm Lise Bolhosa

272 palavras 2 páginas
Epidermólise
Bolhosa
Francyellen Karin dos Santos
3º Período Estética e Cosmética - Noturno

Definição | Causas
Defeitos nas estruturas que unem as camadas

epiderme e derme, ou na adesão entre as células da epiderme, podem causar lesões provocadas por um toque leve ou alterações climáticas, ao qual damos o nome epidermólise bolhosa. São um conjunto de doenças hereditárias que provocam bolhas na pele com líquidos amarelos ou ate sanguinolentos por qualquer tipo de trauma. É uma doença hereditária/congênita, aparecem já ao nascimento e na infância.

Classificação | Epidemiologia
A epidermólise bolhosa é uma doença

genética rara, ainda sem cura. Sua incidência é de 1 em 50.000 pessoas. São lesões cutâneas primárias de conteúdo líquido em forma de bolhas, como o próprio nome sugere.
Existem vários tipos de epidermólise bolhosa, que se dividem em 3 grupos principais: epidermólise bolhosa simples, distrófica e juncional. Apresentação clínica
 Simples: é a forma menos grave; as bolhas cicatrizam sem

deixar marcas. As áreas mais vulneráveis são mãos, pés, joelhos e cotovelos, por causa da maior exposição aos traumas e atritos.
 Distrófica: há formação de bolhas em quase todo o corpo, inclusive na boca e no esôfago. As lesões do tubo digestivo, quando cicatrizam, podem provocar fibrose que dificulta a passagem dos alimentos. A repetição dos episódios no mesmo local pode resultar na perda das unhas e na distrofia dos pés e mãos.  Juncional: as bolhas se espalham pelo corpo todo, inclusive na mucosa da boca, no esôfago e nos intestinos, o que aumenta a dificuldade para engolir e compromete a absorção dos alimentos.
Nos pacientes desnutridos, os problemas de cicatrização se agravam e o prognóstico pode não ser favorável.

Relacionados

  • Epiderm lise bolhosa
    1205 palavras | 5 páginas