laqueadura
Laqueadura Tubária
Definição: A laqueadura, também conhecida por ligadura de trompas, é um processo cirúrgico de esterilização feminina feito com objetivo contraceptivo, ou seja, que impede que a mulher engravide novamente. Quanto mais tempo se passa, mais difícil fica para uma laqueadura se reverter naturalmente, porque a mulher vai envelhecendo, os óvulos acabam tendo mais dificuldade de fecundação e as trompas, quando cortadas, formam uma espécie de cicatriz dura.
Requisitos para realização: No Brasil, a cirurgia está regulamentada pela Lei 9.263 (Lei Sobre Planejamento Familiar), de 1996 (art.226 da Constituição Federal). Segundo a Lei, para ser submetida à laqueadura, a mulher precisa ter mais de 25 anos ou dois filhos. Além disso, ela também precisa de uma reunião de planejamento familiar e entrevista com assistente social. A cirurgia também não pode ser feita logo após o parto ou a cesárea, a não ser que a mulher tenha algum problema grave de saúde ou tenha feito várias cesarianas.
O que acontece na cirurgia: Embora simples, ela implica a abertura da cavidade abdominal para ter acesso às trompas, diretamente ou por laparoscopia. Nesse procedimento, as tubas uterinas são obstruídas, cortadas e/ou amarradas, impedindo a descida do óvulo e a subida do espermatozoide, ou seja, a fecundação. Tem como resultado um índice de concepção menor que 1%. (”Não existe método contraceptivo 100%, nem a laqueadura"). A eficácia depende, em parte, de como as trompas foram bloqueadas, mas a taxa de gravidez é sempre baixa. Porém, uma laqueadura não impede a mulher de contrair DSTs.
Riscos: São complicações raras da cirurgia, mas há