Lancome
CENÁRIO BRASILEIRO DE COSMÉTICOS Atualmente percebe-se que os padrões de beleza impostos pela mídia são de certa forma aceitos pela grande maioria da sociedade, sendo que, os que não o seguem tornam-se discriminados e excluídos pela mesma, tanto homens como mulheres.
O público feminino ainda é o maior consumidor e o interesse vem aumentando com o passar dos anos. Devido ao aumento de mulheres no mercado de trabalho, elas ganham o seu próprio dinheiro, e com salários mais compatíveis aos dos homens, acabam consumindo mais cosméticos. Além disso, a boa aparência gera mais autoconfiança.
Considerando essas informações, a indústria busca cada vez mais o desenvolvimento e o aperfeiçoamento de novas tecnologias para produtos cada vez mais atrativos.
Com os homens cada vez mais vaidosos, o segmento expande- se para esse público. A preocupação do homem com o corpo e a beleza ainda não se iguala a da mulher, porém, estão dedicando mais tempo e dinheiro.
O Brasil ocupa hoje a segunda posição no mercado mundial de cosméticos masculinos. Perfumes e colônias ainda são os segmentos preferidos pelos consumidores, mas nota-se um avanço crescente dos produtos para o cabelo. Antes, o homem não tinha a necessidade de estar bonito, mas hoje, isso é uma cobrança social e por isso os homens são vaidosos.
De acordo como presidente da ABIHPEC, João Carlos Basilio da Silva, esta alta demonstra que o homem está pondo de lado alguns conceitos antigos e incorporando o uso de perfumes e cosméticos ao seu modo de vida, associando inclusive a boa aparência e os cuidados com a higiene corporal