lampadas
1. Conceito
Dispositivo usado na iluminação, que encandeia algum pavio usando combustão ou energia elétrica, o mesmo que farol de iluminação ou lampião.
2. Características
Uma lâmpada possui várias características, levando-se em conta alguns pontos de vista. Entre as principais podemos considerar: tensão de alimentação, intensidade da corrente, posição de funcionamento, tipo de casquilho, dimensão, etc.
Do ponto de vista luminotécnico há que se considerar: rendimento luminoso, temperatura de cor, restituição de cores, luminância e duração de vida média.
- Rendimento luminoso: Indica o quociente entre o fluxo luminoso da lâmpada e a potência elétrica absorvida. Exprimi-se em lumin/Watt (lm/W);
- Temperatura de cor:
Indica a cor aparente da luz emitida. É dada em ºK (graus Kelvin). Ao aumentar a temperatura a cor da luz passa de uma tonalidade quente (avermelhado) a uma mais fria (azulado).
Classificação da tonalidade de cor emitida:
Temperatura de cor (ºK)
Classificação
Sigla
Tonalidade de cor emitida
Inferior a 3300 ºK
Entre 3300 ºK e 5300 ºK
Quente
Intermediaria
W
I
Branco quente
Branco neutro
Superior a 5300 ºK
Fria
C
Branco frio
- Restituição de cores:
Capacidade que uma fonte tem de restituir fielmente as cores de um objeto ou de uma superficie iluminaÍa. Expressa pelo IRC (Índice de Restituição Cromática). Varia de 0 a 100, e 100 é a fidelidade máxima. Segue tabela abaixo:
Classe
IRC
1A
IRC ≥ 90
1B
80 ≤ IRC ˂ 90
2
60 ≤ IRC ˂ 80
3
40 ≤ IRC ˂ 60
4
IRC ˂ 40
- Luminância:
Brilho da fonte luminosa em função das dimensões. L=I/A (cd/m²), onde I é a intensidade luminosa e A a área visível da fonte luminosa.
- Duração de vida média:
Número de horas após as quais 50% de um lote significativo de lâmpadas acesas deixa de emitir fluxo luminoso. Varia entre 1.000 e 60.000 horas. Porém se considerarmos as LED, devido aos aperfeiçoamentos na tecnologia, podemos chegar a 100.000 horas.
3.