Laminite
Resumo
Introdução 4
Desenvolvimento 5
Conclusão 8
Referências 9
4
INTRODUÇÃO
A Laminite é uma patologia que acontece principalmente em equinos, gerando vários distúrbios assim como fortes dores e claudiação. Acontece devido a fatores exógenos e/ou endógenos tendo que ser prevenida ao máximo e se diagnosticada, tratada com maior rapidez, pois possui quatro fases, sendo na última fase, na maioria das vezes, a única solução a eutanásia. Buscamos neste trabalho mostrar não só os fatores bioquímicos desta patologia, mas também sua prevenção, tratamento e causas.
5
DESENVOLVIMENTO
A laminite é descrita como uma doença vascular periférica, caracterizada pela inflamação e edema das lâminas do casco que se manifestam pela diminuição da perfusão capilar no interior da pata. A nutrição sanguínea, tal como o próprio retorno venoso dessa área fica comprometido gerando necrose isquêmica no interior do casco, com isso as lâminas, as quais seguram a falange distal nele, ficam inflamadas e podem necrosar, havendo muita dor, e em casos mais sérios o animal pode perder o estojo córneo.
Ainda não se conhece ao certo o mecanismo de desencadeamento da laminite. Há hipóteses de que esta condição resulte de um excesso de histamina,que leva a um ingurgitamento do leito vascular do casco. Contudo, estudos experimentais desta doença têm evidenciado que o suprimento sanguíneo arterial da lâmina do casco é extremamente reduzido ao invés de ser elevado.
Quando o animal ingere uma quantidade excessiva de grãos, há um aumento