Laminação a Quente de Aços
ESCOLA DE ENGENHARIA INDUSTRIAL METALÚRGICA DE VOLTA REDONDA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA
LAMINAÇÃO A QUENTE DE AÇOS
Disciplina: Conformação Mecânica
Volta Redonda, 11 de julho de 2013
Sumário
Lista de Figuras
Lista de Equações
Lista de Tabelas
1. INTRODUÇÃO
A laminação a quente é um processo de conformação do metais e ligas metálicas, pelo qual uma placa (uma chapa ou tira), apos ser reaquecida em fornos de reaquecimento com temperaturas tipicamente superiores a 50% da temperatura de fusão da liga, passa através de grandes cilindros que comprimem a placa de modo a diminuir sua espessura. Esse é o processo de conformação a quente de metais mais importante que existe, sendo aplicado em diversos produtos tais como: chapas de aço para fabricação de carroçarias de automóveis, chapas usadas em construção de navios ou chapas de alumínio usadas na produção de latas de bebidas. A laminação a quente também é utilizada para a produção de produtos longos (ou não planos), para a fabricação de barras ou fio-máquina, como por exemplo, as barras de aço usadas em armações de concreto (vulgarmente chamadas de ferro de construção).
Este trabalho visa abordar os mecanismos importantes do processo de laminação a quente de aços, para isso, inicialmente, será descrito a dinâmica desse processo de conformação seguido de uma breve classificação dos laminadores. Posteriormente, será feita uma análise simplificada das variáveis e relações geométricas na laminação.
Uma variedade de problemas na laminação, acarretando defeitos específicos, pode surgir dependendo da interação do material deformado plasticamente com os rolos deformados elasticamente e com o laminador, pensando nisso, discorrer-se-á sobre os principais problemas e defeitos que podem ser originados nos produtos laminados e como eles podem ser evitados.
Por fim, será feita uma