Lambadão Matogrossense

1696 palavras 7 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VÁRZEA GRANDE
CURSO DE PEDAGOGIA

DISCIPLINA: ARTES E ESTÉTICA
DOCENTE: REGINA SIMIÃO

ANTONINHA RODRIGUES DA ROSA
KENYA REGINNA O. DE MORAES
ODINELME CRISTINA DE MORAES
MARIA CAROLINA

ARTE DE MATO GROSSO
LAMBADÃO

VÁRZEA GRANDE - MT
2013

LAMBADÃO A ALEGRIA DO POVÃO

Introdução
Nesse estudo pretendemos observar e analisar o vocabulário e peculiaridades que fazem parte desse ritmo. Algo tão original quanto instigantes.
Da maneira em que a cultura não é estática e que para permanecer viva se adapta a transformações constantes. Pretendendo fazer um registro sobre esse contexto dançante de manifestação popular urbana, buscamos lançar um olhar diferenciado sobre o ritmo que vem sendo construído ao longo de duas décadas na região da grande Cuiabá e adjacências.

Desenvolvimento

A dança do lambadão, expressada pelo corpo do lambadeiro como cultura popular urbana demonstra uma das manifestações dançantes que mais cresceu e vem crescendo nos últimos anos na região da baixada cuiabana.
Ritmo esse surgido há aproximadamente 20 anos, por ser uma música fácil, foi logo apropriado pelas bandas de rasqueado locais as quais desenvolveram um estilo misturado com o siriri, tocando o ritmo a noite toda com a participação de duas ou mais bandas e grande número de freqüentadores.
O lambadão de Mato Grosso, por ser um estilo musical tocado, dançado, apreciado por um número de pessoas que estabelece relações de consumo variados de bandas, shows, CDs, DVDs, em níveis de um grande crescimento por anos consecutivos, podendo ser considerado como um componente da cultura onde predomina.
O Poconeano Francisco Guia de Souza, conhecido popularmente como "Chico Gil", um dos pioneiros dessa criação; se tornou lenda na história do lambadão, teve músicas suas gravadas por praticamente todos os grupos que o sucederam após sua trágica morte num acidente de carro quando voltava de um de seus shows pelo interior de Mato

Relacionados

  • mato grosso
    26873 palavras | 108 páginas