PIM III
GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS
RAQUEL PATRICIA FELIPE
RESUMO
São os RH que, atentos aos anseios pessoais e ao ambiente social dentro da organização, procuram inserir programas de qualidade de vida no trabalho, organizando ações de formação, e políticas de incentivos financeiros e de bem-estar. De maneira geral, a gestão de recursos humanos têm as seguintes funções e atividades: planejamento de recursos humanos; recrutamento e seleção; integração dos recursos humanos; análise e descrição de funções; avaliação de desempenho; remunerações e incentivos; higiene e segurança no trabalho; formação profissional e desenvolvimento pessoal e controlo e auditoria de recursos humanos.
Por exemplo, o Planejamento de Recursos Humanos consiste em identificar o que deve ser feito para conseguir os colaboradores necessários à concretização dos objetivos da empresa. Para que esse planejamento saia bem feito é necessário que os gestores dos RH conheçam a natureza dos objetivos da organização, o conhecimento do mercado de trabalho e das disponibilidades internas, assim como terem o domínio de técnicas de planejamento.
No recrutamento, os RH têm de arranjar meios para atrair candidatos capazes de ocupar determinados cargos ou desenvolver determinadas tarefas na organização. O recrutamento pode fazer-se no interior da organização (recrutamento interno) ou no exterior da organização (recrutamento externo).
Na seleção, a fase posterior ao recrutamento, os Recursos Humanos têm de optar pelos colaboradores mais adequados às funções da empresa.
Segue-se a integração do novo empregado. Também cabe aos RH usarem de todos os meios para que o novo membro se "sinta em casa". Normalmente, são eles que fazem as apresentações: tanto das instalações, como dos novos colegas.
A partir daqui, é só introduzi-los nas suas novas funções e preparar a