LAla
Os instrumentos de medida sempre foram uma necessidade da ciência e com o passar do tempo, cada vez mais é maior o desafio tecnológico e as medidas devem apresentar resultados mais adequados para as atividades humanas.
Os aparelhos de medida reais não são aparelhos de medida ideais que se vê em teoria, isso significa que em muitos casos precisamos levar em conta as propriedades do aparelho e sua interferência com o fenômeno que está sendo medido, tais como desvios causados pelo instrumento. É necessário conhecer o valor da resistência interna dos nossos principais aparelhos de medida, o voltímetro e o amperímetro e saber corrigir os desvios introduzido pelos instrumentos de medida.
O amperímetro é um medidor de corrente elétrica que funciona devido à conexão, em paralelo, de um Galvanômetro com um resistor de valor pequeno. Para sua utilização, deve-se conectar o amperímetro em série com a região a qual se deseja medir a corrente elétrica, entretanto o erro dessa medida ocorre graças à resistência interna do amperímetro, que deveria ser mínima, mas em determinados aparelhos não é, influenciando assim no sistema e consequentemente na medida da corrente da região, gerando imprecisões nos resultados.
Objetivo
O objetivo deste experimento e' determinar a resistencia interna do amperimetro.
Parte Exerimental
Materiais
1 Fonte de Tensao
1 Voltimetro
1 Amperimetro
1 Resistencia 33 Ohms
Protoboard
Cabos jacare e banana
NAO ESQUECER DE COLOCAR MODELO DOS EQUIPAMENTOS. :)
Metodos
Para a medicao da resistencia interna do amperimetro, foi montado o circuito (1) abaixo, no qual foi utilizado a resistencia de 33 Ohms (R1):
R
Partindo do principio de que todo e qualquer amperimetro e' ligado em serie com o circuito para medicao de corrente, concluimos que tanto no amperimetro (Ria=resistencia interna do amperimetro) quanto na resistencia de 33 Ohms