Lajeado
O nome Lajeado vem da antiga “Cachoeira do Lajeado” conhecida entre os marinheiros por não permitir a passagem dos barcos maiores (a não ser em épocas de chuvas) que ficavam presos entre cascalhos e lajes.
A cidade de Lajeado foi fundada em 26 de janeiro de 1891, ao desmembrar-se do município de Estrela. O povoado formou-se às margens direitas do Rio Taquari, em função das atividades portuárias já existentes naquela época.
A cidade foi colonizada por alemães, italianos, portugueses e africanos. Os alemães deixaram suas marcas na arquitetura de estilo enxaimel e no comportamento dos habitantes, os italianos contribuíram para a riqueza do município. Devido a sua colonização as religiões praticadas são a Católica e a Evangélica.
Desde sua fundação ate o ano 2000, Lajeado deu origem a 11 municípios, foram eles: Guaporé, Encantado, Arroio do Meio, Cruzeiro do Sul, Boqueirão do Leão, Progresso, Santa Clara do Sul, Sério, Marques de Souza, Forquetinha e Canudos do Vale.
A população rural mantém atividades como grupo de danças do folclore alemão, corais, bandas típicas, clubes de futebol, clubes de mães, CTGs, e etc., que envolvem seus salões, paróquias e sociedade.
De 1898 à 1953 a população cresceu 5% ao ano e houve um visível aumento no setor industrial. A navegação perde importância na medida em que as melhorias na infra estrutura das estradas dão melhores condições de acesso terrestre.
A construção da rodovia BR 386 (antiga RS 13) que ficou conhecida como “estrada da produção” contribuiu para o desenvolvimento de Lajeado. A produção agro pastoril deu lugar à industrialização, ao comércio e aos serviços, principalmente de apoio aos setores de transporte.
Segundo censo do IBGE (2010), o território do município é de 90,088 km² e a densidade demográfica é de 793,06 hab/Km². Nos últimos 20 anos, a população aumentou cerca de 10,5%. Passou de 63.944 hab. para 71.445 habitantes (71.180 hab. na área urbana e 265 hab. na área rural). Sendo 34.731 do sexo