laje nervurada
Os estudos normalmente exigem dedicação integral do aluno, mas algumas faculdades, como a Mauá e a Estácio de Sá, oferecem a opção de curso no período noturno. Nas instituições particulares, a mensalidade varia normalmente entre R$ 1.000 e R$ 1.500.
O esforço poderá valer a pena: a perspectiva de futuro para o engenheiro civil é boa, e deve melhorar nos próximos anos. "O bom momento é reflexo do crescimento da economia e de obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento)", explica o presidente do Crea-SP, José Tadeu da Silva. Ele acrescenta que eventos como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos devem aquecer ainda mais o mercado.
Veja, a seguir, o que se estuda no curso de Engenharia Civil. 1º ano
É desejável que o estudante entre na faculdade já com uma boa noção de matemática, física e química. Ainda assim, os primeiros meses do curso são destinados a nivelar a turma. Nos meses seguintes, estudam-se mais profundamente cada uma dessas disciplinas. Elas serão fundamentais para as matérias específicas que aparecerão ao longo do curso e para o próprio dia a dia do profissional. O estudante será treinado a interpretar e representar o espaço - o primeiro passo para a elaboração de projetos - e se familiarizará com algumas linguagens de programação.
Disciplinas típicas:
Cálculo Diferencial e Integral I e II
O aluno toma contato com técnicas matemáticas avançadas, baseadas em álgebra e geometria, que ajudarão a resolver problemas práticos ao longo do restante do curso e da prática da engenharia. Matthias Pahl/Shutterstock
Física I e II