Lagomorfos
São os animais mais evoluídos e também originam-se a partir dos répteis primitivos.
A característica principal desta classe é a presença de glândulas mamárias desenvolvidas, nas fêmeas, para a nutrição de seus filhotes. Pelo fato de apresentarem, em sua maioria, desenvolvimento embrionário no interior no útero da mãe, o risco de serem devorados por predadores nessa fase é o mínimo possível.
São também homeotermos e vivem em todos os tipos de habitat: regiões frias, quentes, secas, úmidas, aquáticas, etc.
Lagomorfos Os lagomorfos (latim científico: Lagomorpha) constituem uma ordem de pequenos mamíferos herbívoros, que inclui os coelhos, lebres e ocotonídeos, na qual se incluem duas famílias: Leporidae (coelhos e lebres) e Ochotonidae (pikas). Embora exteriormente os lagomorfos se assemelhem a roedores, há diferenças que justificam a sua inclusão numa ordem à parte. Elas são:
*Quatro (em vez de dois) dentes incisivos na mandíbula superior
*O escroto do macho está em frente do pênis
*O pénis não tem ossos como nos roedores
Tal como os roedores, os lagomorfos têm dentes que crescem continuamente, necessitando portanto de atividade constante para evitar que fiquem grandes demais.
Espécies de Lagomorfos
Pikas
É o pequeno hamster - como animais, com membros curtos, arredondou as orelhas, e as caudas curtas. São aproximadamente 18-20 cm no comprimento de corpo, com uma cauda menos de 2 cm long, e pesam entre 75 e 290 gramas, dependendo da espécie. Sua alimentação em uma variedade larga da matéria da planta. Por causa de seu habitat nativo, comem primeiramente gramas, sedges, galhos do shrub, musgo, e lichen.
Lebres
Para muitos, a lebre é apenas um coelho grande, mas de facto trata-se de outra espécie com características muito próprias, entre elas: o seu tamanho, o tamanho das suas orelhas e a forma como corre sobre a erva alta, dado que tem umas patas