Lagoa dos ingleses
Nome do projeto: Casa Lagoa dos Ingleses
Arquitetura: Gustavo Penna, Laura Penna, Norberto Bambozzi, Letícia Carneiro, Laura Caram, Juliana Couri, André Magalhães
Gestão e Planejamento: Rísia Botrel
Local: Nova Lima – Minas Gerais – Brasil
Ano do projeto: 2004
Ano de Conclusão da Obra: 2006
Área Construída: 400m2
Fotógrafo: Jomar Bragança, Leonardo Finotti
Casa Lagoa dos Ingleses
O projeto mineiro, localizado em Nova Lima, nos arredores de Belo Horizonte, MG, lida com os recursos arquitetônicos, promovendo-os ao status de arte. É como se a matéria com que lidam fosse iluminada com sentimentos e interpretação particularizada.
A construção surpreendente e encantadora foi desenvolvida pelo arquiteto Gustavo Penna e a equipe do escritório dele, formada por Laura Penna, Norberto Bambozzi, Letícia Carneiro, Juliana Couri e Laura Caram.
Em muitos pontos, a inspiração surgiu devido à paisagem que a cerca. Os materiais e conceitos aplicados estão fundamentados nas observações em relação ao clima, à topografia e às funções que o resultado final deveria apresentar.
Respeitando a declividade do terreno, que foi aproveitada para dar maior privacidade aos proprietários, optou-se por instalar a garagem e as dependências dos hóspedes no pavimento inferior.
Outro importante aliado na tarefa de manter as áreas internas afastadas de observadores indesejados é a passarela de acesso, que liga o terreno à fachada, onde encontramos luminárias embutidas na alvenaria – um detalhe que faz parte do projeto luminotécnico da arquiteta Alessandra Mourão.
O pilar central do plano está baseado na incorporação das luzes num inusitado jogo de esconde-esconde das fontes luminosas e foi programado desde o anteprojeto da residência.
As discretas lâmpadas fluorescentes, da Philips e Ilux, são encontradas nas cores amarela e branca, em diferentes potências e foram dispostas valorizando o volume do segundo pavimento.
Ao olhar para o lado