Lagoa Dos Barros
A lagoa dos barros situada no município de osório rio grande do sul além de inúmeras riquezas naturais, ela inclui uma vasta e rica serie de lendas e folclores que foram mantidas já a algum tempo pelo imaginário popular dos habitantes.
Existem comentários de que no fundo da lagoa viveu um monstro, ou até mesmo que em períodos de seca pode-se enxergar o topo de prédios altos de uma possível cidade que foi submersa, ou até mesmo seria capaz ouvir os sinos da igreja badalando.
Mas mediante tantas histórias, a que mais chocou e predominou até hoje na região foi o afamado assassinato no ano de 1940 que o noivo de maria luiza veio a matar a noiva e jogou seu corpo na lagoa juntamente a uma pedra aos seus pés. Moradores e caminhoneiros afirmam que já avistaram uma mulher de branco a noite as margens da lagoa, e quando foram em sua direção surgiu um forte vento que mediante tanta força arrancou até as arvores do chão e fez com que a figura sumisse sem deixar vestígios.
A mesma história da década de 40 voltou a tona quando relatos de caminhoneiros no ano de 1958 de terem avistado uma moça andando a noite por volta da lagoa, por estranharem que uma mulher estivesse tarde da noite andando sozinha por ali pararam para averiguar a figura e ela simplesmente desapareceu.
Essas entre muitas outras historias circulam ate os dias de hoje, ainda depois de décadas vem assuntando muitas pessoas, independente de mito ou verdade historias como estas trazem curiosidade aos habitantes e até mesmo turistas fazendo com que as lendas se mantenham ate os dias atuais.