lagoa de estabilização
FACULDADE DE ENGENHARIA AMBIENTAL
LAGOA DE ESTABILIZAÇÃO
RIO VERDE
2014
UNIRV UNIVERSIDADE DE RIO VERDE
LAGOA DE ESTABILIZAÇÃO
Trabalho a ser apresentado referente a atividades domiciliares para a matéria de Tratamento de Águas Residuárias
Professor(a): xxxxx
RIO VERDE
2014
LAGOA DE ESTABILIZAÇÃO
1 CONCEITO
Os sistemas de lagoas de estabilização constituem-se na forma mais simples para tratamento de esgotos, apresentando diversas variantes com diferentes níveis de simplicidade operacional e requisitos de área.
As lagoas de estabilização são grandes tanques escavados no solo, nos quais os esgotos fluem continuamente e são tratados por processos naturais. Bactérias e algas são os seres vivos que habitam as lagoas, coexistindo em um processo de simbiose e, desta forma, tratando os esgotos através da decomposição da matéria orgânica pelas bactérias. Conforme o processo biológico que nelas ocorre, as lagoas são classificadas como se segue.
E são classificadas da seguinte maneira:
Lagoa Facultativa: A DBO solúvel e finamente particulada é estabilizada aerobiamente por bactérias dispersas no meio líquido, ao passo que a DBO suspensa tende a sedimentar, sendo estabilizada anaerobiamente por bactérias no fundo da lagoa. O oxigênio requerido pelas bactérias aeróbias é fornecido pelas algas, através da fotossíntese.
Lagoa Anaeróbia/ Lagoa Facultativa: A DBO é em torno de 50 % estabilizada na lagoa anaeróbia (mais profunda e com menor volume), enquanto a DBO remanescente é removida na lagoa facultativa. O sistema ocupa uma área inferior ao de uma lagoa facultativa única.Lagoas Facultativas: Operam em condições intermediárias entre as aeróbias e anaeróbias, coexistindo os processos encontrados em ambas. O princípio de funcionamento já foi descrito anteriormente.
Lagoa Aerada Facultativa: Os mecanismos de remoção da DBO são similares aos de