Ladrilho hidráulico e mosaico português
Arquitetura e Urbanismo - Patrimônio Histórico e Restauração
22/11/2013
RESUMO
Nos dias atuais, encontramos grandes materiais disponíveis para uso da decoração. Neste artigo, apresenta-se dois deles que podem ser usados tanto em áreas externas como internas. Cada um com sua beleza específica e funcionalidade.
Palavras-chave: Materiais. Decoração. Funcionalidade.
1. INTRODUÇÃO
Durante o processo histórico de ocupação, os ladrilhos hidráulicos simbolizavam as práticas culturais expressadas nos modos de ser ou fazer, em uma relação estabelecida entre a sociedade e a natureza onde era modelada a paisagem. Já o Mosaico Português, também chamado de Pedra Portuguesa, é um revestimento criado em Portugal. São pedras irregulares de calcário e basalto que são encaixadas como um mosaico, formando figuras e diversas formas.
2. LADRILHO HIDRÁULICO
Os ladrilhos hidráulicos começaram a fazer sucesso nas décadas de 30 e 40 pois eram bonitos e versáteis podendo ser aplicados em diversas áreas com diferentes desenhos.
O ladrilho pode ser feito de barro cru ou queimado, cimento, mármore, e geralmente, apresenta o formato retangular ou quadrado. É utilizado para constituir revestimentos em pisos e paredes de áreas internas e externas. Têm sua origem nos mosaicos bizantinos, para expressar a arte e a religiosidade.
Nos últimos tempos, a tendência voltou com muita força, e por serem produzidos um a um, são vendidos sob encomenda, precisando de cuidados extras na armazenagem e assentamento. Deve-se guardar as peças sobre paletes e assentar os ladrilhos no estágio final da obra, evitando que as peças sujem ou quebrem devido a sua porosidade.
Na aplicação em áreas públicas e calçadas, o local deve estar livre de sujeiras, assim, dispensa a resina protetora.
O assentamento geralmente é feito com junta seca, colocando as peças próximas uma das outras. Na opção de colocação rejuntada, deve-se utilizar rejunte especial