LADRILHO HIDR ULICO
Eles dão um aspecto nostálgico ao ambiente mesmo que seja usado apenas para pontuar ou marcar um detalhe especial.
Vão bem do rústico ao contemporâneo.
Vários Designers emprestam hoje seus nomes à criação de novos desenhos.
Vamos entender melhor sobre o ladrilho hidráulico, abaixo a “receita”.
A receita
O trabalho tem início com a escolha de um molde de ferro onde serão depositadas manualmente as porções de tinta, uma camada de cimento seco e outra de argamassa de concreto.
Retirado o molde, a camada de tinta recebe uma porção de cimento seco, que elimina o excesso de água. Daí, colaca-se uma camada de concreto. Em menos de um minuto a peça está pronta para ser prensada.
As peças são desenformadas uma a uma. A intensidade da pressão sobre o molde faz com que os ladrilhos saiam iguais. Visto que o processo é artesanal, em geral um trabalhador produz no máximo 20 m2 por dia.
Depois de retirado do molde, o material fica em repouso por 12 horas.
Em seguida, os ladrilhos ficam cerca de oito horas imersos em água, daí o nome “hidráulico”.
Assim que saem dos tanques, as peças voltam às prateleiras para nova secagem, desta vez por cerca 20 dias. O processo se dá de forma natural, sem utilização de estufas ou fornos.
Sendo assim, profissionais e proprietários, é muito importante a programação na obra, visto que se optar por um ladrilho exclusivo será necessário um tempo hábil para a fabricação do produto.
Agora que já sabemos a receita vamos saber sua origem.
Origens
Relata-se que o ladrilho hidráulico remonta aos antigos mosaicos bizantinos, embora eu não tenha ainda encontrado nenhum registro contundente sobre isso.
O ladrilho foi largamente aplicado na Europa como revestimento de parede e piso no final do Século