Laboratório
LABORATÓRIO DE PRATIGAS INTEGRADAS – EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA
Ribas do Rio Pardo – MS
Junho – 2011
UNIVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E DA REGIÃO DO PANTANAL – UNIDERP INTERATIVA/ANHANGUERA EDUCACIONAL DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL – 5º SEMESTRE
GRADUANDAS:
GISELLE PATRICIA MELÃO DIAS RA - 156522
RÓGINA PERREIRA LEMOS - RA - 171776
ROSALDA AMORIM DE OLIVEIRA - RA - 189653
VANDA MARA VELOS RIBEIRO RA - 189626
TEMA: PARTICIPAÇÃO CIDADÃ E CONSELHOS
Ribas do Rio Pardo – MS
Junho – 2011
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo principal tratar com a questão da incorporação da cidadania dentre o rol dos direitos elencados na Constituição de 1.988, uma vez que este princípio está presente na Carta como um fundamento da República Federativa do Brasil, que se pretende um Estado Democrático de Direito.
E é exatamente a partir do princípio de um Estado Democrático é que defendemos, neste trabalho, uma efetiva participação cidadã, nas decisões da administração que alcancem toda a coletividade.
Participação Cidadã e Conselhos
Questionamentos:
1. Na visão do grupo como a população pode participar dos Conselhos?
A população popular pode participar de tais conselhos, através das discussões, analise acompanhamento e avaliação de políticas e programas da área, esse funcionamento é previsto na constituição de 1988, só que para a população possa opinar e participar diretamente nesses conselhos o mesmo prevê que esses usuários possam ter uma sociedade que respondam por todos que a mesma é conhecida como "Sociedade Civil", que são os sindicatos, as ONG, associações, grupos etc.
A partir da Nova Constituição, além do voto, foram criados espaços de participação direta nas decisões dos governos, os Conselhos Nacionais, Estaduais e Municipais. Seja na área da Saúde, da