Laboratório
CURSO: LICENCIATURA EM QUÍMICA
DISCIPLINA: INICIAÇÃO AO LABORATÓRIO DE QUÍMICA
PROFESSOR: FÁBIO BATISTA DA COSTA
MÓDULO: I TURNO: TARDE
OBSERVAÇÃO E DESCRIÇÃO CIENTÍFICA
ALAN JEFFERSON ALVES REIS
TERESINA – PI
ABRIL/2013
OBSERVAÇÃO E DESCRIÇÃO CIENTÍFICA
RESUMO
Essa experiência tem como finalidade a observação e descrição de um objeto de uso do nosso cotidiano, a vela. Bem como suas estruturas e finalidades em nosso meio, descrevendo-a detalhadamente para uma melhor compreensão. Analisando também nossa capacidade de observação diante dos pequenos detalhes a serem observados.
INTRODUÇÃO
A vela é uma estrutura branca, de formato cilíndrico com a ponta em forma de cone, sua composição é basicamente de parafina e de um pavil de algodão onde se acende a vela e dependendo do seu tamanho é bastante leve.
PARTE EXPERIMENTAL
Materiais e Reagentes
Vela
Fósforo
Béquer de 1000mL
Procedimento
Fizemos primeiramente uma analise detalhada da vela de toda sua estrutura, em seguida a vela foi acesa e passamos a observá-la, logo após emborcamos sobre a vela acesa um béquer vazio com um prato como suporte da vela, tiramos em seguida o béquer de cima da vela e acendemos de novo a mesma, dessa vez para passarmos o dedo sob a vela numa altura de cinco centímetros e pelo meio da chama e por fim assopramos levemente a chama.
RESULTADOS E DISCURSÕES Ao analisarmos a vela podemos verificar detalhadamente cada estrutura, fazendo assim com que conheçamos a mesma bem melhor. Ao acendermos a mesma podemos notar que com o passar do tempo ela começa a derreter, primeiramente o bico na forma de cone e posteriormente o corpo cilíndrico. Em seguida fixamos a vela em prato de plástico, posteriormente colocamos no mesmo uma quantidade significativa de água até preencher todo seu espaço, ao finalizarmos esse processo viramos sobre a vela um béquer vazio, ao emborcarmos passando-se