Laboratório experimental
CURSO TÉCNICO SUBSEQUENTE EM PETRÓLEO E GÁS
ANALISE LABORATORIAL DE ROCHA E FLUIDO
RELATÓRIO PÓS-LABORATÓRIO
PRODUÇÃO DE BIODISEL EM BECKER
Natal / RN
Introdução
Biodiesel é uma alternativa aos combustíveis derivado do petróleo. Pode ser usado em carros e qualquer outro veículo com motor diesel. Fabricado a partir de fontes renováveis (girassol, soja, mamona), é um combustível que emite menos poluentes que o diesel. A molécula de óleo vegetal é formada por três moléculas de ácidos graxos ligadas a uma molécula de glicerina, o que faz dele um triglicídio. O processo para a transformação do óleo vegetal em biodiesel chama-se transesterificação. Transesterificação é uma reação química entre um éster (RCOOR’) e um álcool (R’’OH) da qual resulta um novo éster (RCOOR’’) e um álcool (R’OH).
A transesterificação é o processo mais utilizado atualmente para a produção de Biodiesel. O processo inicia-se juntando o óleo vegetal com um álcool (metanol, etanol, propanol, butanol)e catalisadores (podendoser ácidos, básicos ou enzimáticos).
Para o exemplo mais comumente empregado, utilizando-se do metanol, tem-se:
Nesse processo, obtém-se um éster metílico de ácido graxo (Biodiesel) e glicerina como subproduto, que é removida por decantação. O éster metílico de ácido graxo formado possui uma viscosidade menor que o triacilglicerol utilizado como matéria-prima.
A glicerina formada é usada por indústrias farmacêuticas, de cosméticos e de explosivos.
Metodologia experimental
Materiais:
Hidróxido de sódio;
Metanol;
Óleo vegetal;
Metodologia:
Primeiramente separou uma quantidade de 150 ml de óleo vegetal através de uma proveta graduada e logo após despejar num erlenmeyer, equipamento utilizado para aquecimento em líquidos, após esse procedimento, o passo seguinte foi aquecer o óleo até alcançar 55°C, num aquecedor elétrico, enquanto a temperatura desse aquecedor não atingia os