LABORATÓRIO DE ONDAS E TERMODINÂMICA
BACHARELADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA
WESLEY PRAXEDES DA COSTA
LABORATÓRIO DE ONDAS E TERMODINÂMICA
EXPERIMENTO 5: MECÂNICA DOS FLUIDOS – PRINCIPIO DE ARQUIMEDES
CARAÚBAS, 2014
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo compreender como funciona o efeito das forças exercidas sobre um objeto quando mergulhamos em um fluido, e que todas essas forças iram ter uma componente vertical que aponta para cima, que é chamada de empuxo. Ao imergir um corpo completamente em um fluido, esse corpo sofrerá ação de uma força que aponta para cima igual ao peso do fluido deslocado, tal evento recebe o nome de Principio de Arquimedes.
Palavras-chave: Principio de Arquimedes. Empuxo. Fluido deslocado.
INTRODUÇÃO
Fluido, diferente dos sólidos, é uma substancia que pode escoar. Fluido é uma substancia que escoa porque ele não consegue resistir a uma tensão de cisalhamento.
O principio de Arquimedes fala que todo corpo mergulhado em fluido, sofre uma força vertical que aponta para cima, cuja intensidade é igual ao peso do fluido deslocado pelo corpo, essa força que sai de baixo para cima é chamada de empuxo, essa força existe porque a pressão do fluido que envolve o corpo aumenta com a profundidade. Quando somamos vetorialmente todas as forças exercidas pelo fluido, as componentes horizontais se cancelam e a soma das componentes verticais é justamente o empuxo.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Quando colocamos um objeto completamente na água, este sofre uma pressão devido ao fluido. Como a pressão da água aumenta com a profundidade, a soma vetorial de todas as forças exercidas pelo fluido resultará em uma componente verticalmente para cima, esta resultante é chamada de empuxo (E). O principio de Arquimedes diz que um corpo completo ou parcialmente imerso em um fluido sofrerá a ação de uma força que aponta para cima igual ao peso do fluido