Laboratório de Eletrotécnica
(1)
Materias Utilizados:
• Fonte de tensão contínua
• Cabos
• Resistor de carvão com resistências variáveis
• Multímetro
• Protoboard
Resumo Teórico:
Resistência elétrica: é a capacidade de um corpo qualquer se opor à passagem de corrente elétrica mesmo quando existe uma diferença de potencial aplicada.
Define-se como resistência elétrica R do resistor, o quociente da ddp U aplicada pela corrente i que o atravessa.
logo: Resistor : é um dispositivo elétrico muito utilizado em eletrônica, com a finalidade de transformar energia elétrica em energia térmica por meio do efeito joule, com a finalidade de limitar a corrente elétrica em um circuito.
Tensão elétrica: é a diferença de potencial elétrico entre dois pontos. Sua unidade de medida é volt.
A tensão elétrica seria a "força" responsável pela movimentação de elétrons. Portanto a tensão é a tendência que uma carga tem de ir de um ponto para o outro. Normalmente, toma-se um ponto que se considera de tensão zero e mede-se a tensão do resto dos pontos relativamente a este.
Corrente elétrica: é o fluxo ordenado de partículas portadoras de carga elétrica, ou também, é o deslocamento de cargas dentro de um condutor, quando existe uma diferença de potencial elétrico entre as extremidades. Tal deslocamento procura restabelecer o equilíbrio desfeito pela ação de um campo elétrico ou outros meios (reação química, atrito, luz, etc.).
Resumo Prático:
Com o experimento realizado, podemos observar os resultados práticos.
Cada resistor de carvão possui uma resistência. Analisando a seqüência de cores que cada resistor de carvão possui, podemos com a ajuda de tabela (2) determinar o valor da resistência de cada um, e também podemos determinar o