Laboratório de eletricidade - minuteria, ligações de lâmpadas, ligações three-way e four-way
Nesse primeiro experimento, os objetivos principais eram a familiarização com tomadas e interruptores, além de interpretar diagramas elétricos e utilizar multímetros e alicates amperímetros.
Inicialmente, um diagrama de ligação simples e dupla de tomada monofásica e de campainha foi montado, conforme mostrado na Figura 1.
Figura 1 – diagrama elétrico envolvendo interruptores de tomada monofásica e campainha
Com o diagrama apresentado na Figura 1 montado, várias informações podem ser obtidas por meio do acionamento dos interruptores seguido de medições com o multímetro e o alicate amperímetro. Esses dados estão dispostos na Tabela 1 em conjunto com os dados calculados.
Tabela 1 – Resultados medidos e calculados
Há algumas observações que podem ser observadas em relação aos valores dispostos na Tabela 1. Dentre elas, nota-se que a resistência calculada é muito superior à medida, isso se justifica pelo fato de que a medição da resistência é efetuada com a lâmpada desligada e há uma relação de proporcionalidade entre a temperatura e a resistência, ou seja, com o aumento da temperatura devido ao funcionamento de uma lâmpada incandescente, a resistência de fato aumenta significativamente. Além disso, vale notar que a resistência das lâmpadas em paralelo é medida entre o neutro e a fase do circuito desligado. Outro ponto a ser destacado é que a corrente foi medida por meio do alicate amperímetro (instrumento capaz de medir o fluxo de elétrons que passam por um meio condutor com base no campo magnético gerado por esse fluxo eletrônico), como mostrado na Figura 2, enquanto a resistência, por meio do multímetro.
Figura 2 – Alicate amperímetro
Já na segunda etapa do experimento, apresentada na Figura 3, a percepção das implicações de uma ligação em série ou em paralelo ficam evidentes.
Figura 3 – Esquema de ligação de circuitos série e