Laboratório Biossegurança 1,2,3,4.
Nível 1O Nível de Biossegurança 1 é adequado quando o trabalho envolve agentes que não apresentam riscos de provocar doença nos seres humanos, desta forma, os riscos para o pessoal do laboratório e para o meio ambiente são mínimos.
Apesar do risco de contaminação ser mínimo é preciso a adoção de práticas laboratoriais e treinamento específico para o pessoal do laboratório sobre os procedimentos que serão realizados. Nível 2O Nível de Biossegurança 2 é adequado quando o trabalho envolve agentes que apresentam riscos moderados os seres humanos, desta forma, o pessoal do laboratório e para o meio ambiente.
Como existe um risco moderado de contaminação, o pessoal do laboratório deverá passar por treinamento específico para o trabalho com o agente. Além disso, o acesso ao laboratório deverá ser restrito durante a realização dos procedimentos; sempre tomando cuidado com o manuseio de material cortante que esteja infectado e deve-se trabalhar em cabines de segurança biológica ou com algum outro método de contenção física.
Nível 3O Nível de Biossegurança 3 é o que ocorre em laboratórios nos quais se trabalha com agentes capazes de causa sérias doenças, algumas letais, nas pessoas e contaminação do meio ambiente.
Para realizar trabalhos em um laboratório de nível 3 faz-se necessário o uso de roupas e equipamentos de proteção individual, além de todos os requisitos que devem ser adotados no laboratório de nível 2, como por exemplo, todos os procedimentos devem ser feitos dentro de cabines de segurança biológica ou utilizando algum outro método