Laboratorios Quimicos
Laboratórios Químicos Espaciais: Como funcionam e para que servem?
É comum que os laboratórios químicos sejam montados em edificações não apropriados para eles e instalados em áreas que serviam para outras finalidades e que foram desocupadas. Em algumas situações a ampliação das salas de laboratórios torna-se necessário e a reforma ou construção de um novo sistema de segurança e prevenção, tendo em vista que o local é ―apertado e sem uma estrutura adequada para a implementação de um laboratório químico o que acaba implicando em uma série de dificuldades e nem sempre as normas de segurança são seguidas, obedecidas e respeitadas.
A montagem do laboratório deve incluir todos os requisitos de segurança, mesmo os menores detalhes devem ser previstos no projeto inicial evitando futuras e indesejáveis alterações no projeto final.
A montagem e o projeto de qualquer tipo de laboratório requer um investimento considerável tanto em equipamentos quanto em treinamento de pessoal, sendo fundamental especificar os equipamentos que atendam às suas necessidades, avaliar seu desempenho e colocá-los em operação.
Além disso, é fundamental saber:
º Quais são as instalações indispensáveis para um bom laboratório;
º Como elaborar os procedimentos de calibração que garantam a rastreabilidade desejada e que estejam em conformidade com a NBR ISO IEC 17025;
º Como preparar o laboratório para obter acreditação junto ao Inmetro;
º Como projetar a melhor capacidade de medição;
º E quais são os métodos de calibração mais adequados.
Para cumprir com as suas diferentes especificações técnicas, a montagem de um laboratório deve incluir todos os requisitos de segurança. Mesmo os pequenos detalhes devem já ser previstos no projeto inicial, evitando futuras alterações na montagem final. Assim, os itens como a topografia do terreno, orientação solar, ventos, segurança da edificação e dos profissionais e alunos (as), situação e tipo