laboratorio
4.1 Medidas de Temperatura
4.1.1 Material
Béquer de 100 ml
Béquer de 500 ml
Proveta de 25 ml
Bastão de Vidro
Vidro de relógio
Termômetro
Balança
Água comum canalizada
Gelo
Sal de cozinha
4.1.2 Procedimento
Colocou-se aproximadamente 100 mL de água comum canalizada em um béquer de 600 mL. O volume de água colocada neste béquer foi medido a olho nu, isto é, apenas com o auxílio das linhas demarcatórias da própria vidraria. Por isso, provavelmente, o volume de água é aproximado, e não exato.
Mediu-se a temperatura deste líquido com o auxílio do termômetro fornecido. Cada divisão deste termômetro corresponde à 1ºC, e esta, por sua vez, é dividida em dez partes iguais. Durante a medição, tomou-se o cuidado de se manter o bulbo do termômetro totalmente imerso na água, porém sem encostá-lo nas paredes internas nem no fundo o béquer, a fim de que não ocorresse interferência no resultado. Ao observar estabilidade na temperatura fornecida pelo termômetro, esta foi coletada e devidamente anotada.
Através de uma balança analítica, foi pesado, aproximadamente, 5 g. de sal (5,170 g.). Para isso, primeiramente foi pesada na mesma balança, a vidraria denominada “vidro de relógio”. Seu peso foi tarado (zerado na balança). A vidraria foi retirada da balança já que nenhuma substância pode ser depositada dentro do recipiente, estando ele no prato da balança, para evitar a danificação desta. O sal foi colocado aos poucos no vidro de relógio. Sempre após cada adição de sal, era feita a pesagem para averiguar se a massa desejada era atingida. Quando atingida, a substância foi deixada na bancada, para, posteriormente, ser utilizada.
Em um béquer de 250 mL, preparou-se uma mistura de água e gelo. Após alguns minutos, quando parte do gelo já havia fundido (derretido), mediu-se a temperatura do sistema. Durante esta medição, além do cuidado de se manter o bulbo do termômetro totalmente imerso na água, porém sem