laboratorio
Uma característica importante do sangue é a reprodução não interrompida da sua composição química e propriedades físicas, assegurando condições físicas para o funcionamento das células. Ele é constantemente renovado pela entrada e saída de substâncias que modificam discretamente sua composição.
A reprodução não interrompida da composição do sangue, com estreita faixa de variação, é o resultado mantido pela rapidez pela qual as substâncias deixam e entram no sangue quando estão em excesso ou em concentrações abaixo do normal respectivamente.
1.2. Composição do sangue O sangue é constituído de duas frações combinadas, sendo 55% para o plasma e 45% para as células. A porção acelular ou plasma é constituído de 91,5% de água que serve de solvente das substâncias orgânicas e minerais e ainda de veículo para as células, moléculas e íons. Os restantes 8% são formados por proteínas, sais e outros constituintes orgânicos em dissolução. 1.3. Formação do sangue Plasma: É a parte liquida rica em proteína de coagulação, presente “in vivo” e obtida por coleta com anticoagulante. É a porção fluida do sangue não coagulado; contém os fatores da coagulação, exceto aquele removido pelo anticoagulante; é formado às custas da ingestão de água, de alimentos, da difusão e trocas líquidas entre os vários compartimentos do organismo. Soro: É a parte liquida pobre em proteína de coagulação e obtida “in vidro” por coleta sem anticoagulante. É a porção líquida amarelada do sangue que resta após a coagulação e