Laboratorio - teste de materiais
ENGENHARIA CIVIL
RELATÓRIO DO ENSAIO NO LABORATÓRIO
Jundiaí, 2015
INTRODUÇÃO
Em um projeto é de grande importância saber a tensão máxima suportada dos materiais que vão ser utilizados e a deformação que poderá ocorrer nesse material de acordo com a força, cuja se aplicara sobre o mesmo. Para tomar conhecimento sobre essas informações que são de sumula importância, é realizado um ensaio no laboratório onde é colocado um corpo de prova feito do material desejado, para receber um esforço crescente na sua direção axial ( em direção do seu eixo, sendo assim submetido a uma tensão normal). Depois de realizado o ensaio se obtém o gráfico de tensão x deformação que podemos tirar as informações necessárias e escolher o material que vai atender as nossas necessidades.
RELATÓRIO DO ENSAIO NO LABORATÓRIO No laboratório realizou-se um ensaio de tração, esse que tem como objetivo tracionar um corpo de prova de um determinado material,provocando um esforço axial até que o corpo se rompa, para obter informações que relacionam a tensão aplicada à deformação do mesmo. O corpo de prova é constituído de cabeças, parte útil e unido pelas concordâncias. Tem que ser bem retificado, qualquer risco ou irregularidade pode ocasionar alteração no resultado final.
Fonte: Disponível em: http://www.infosolda.com.br/biblioteca-digital/livros-senai/ensaios-nao-destrutivos-e-mecanicos/209-ensaio-mecanico-tracao.html. Acessado em: 12 de maio de 2015. No ensaio realizado em aula o corpo de prova era feito de Aço SAE 1020, é formado basicamente de carbono, ferro, silício, manganês, fósforo, enxofre e cromo. É um dos aços ao carbono mais comum utilizado para cementação, com excelente relação custo benefício comparado a outros aços usado para a mesma função. Esse material possui excelente plasticidade e soldabilidade. O corpo de prova de Aço SAE 1020 era com secção retangular, na sua parte útil tinha a largura de 8 mm e espessura de 3 mm, portando