Adorno E A Cultura De Massa
MASSA.
Quem foi Theodor Adorno?
Nascido em Frankfurt, na Alemanha, em 1903;
Filosofo e sociólogo;
Critico dos modernos meios de comunicação de massa;
Obrigado a emigrar para os EUA por ter descendência judaica na década de 1930.
Meios de Comunicação em Massa
O que são?
Aqueles meios de comunicação que abrangem o maior número de público alvo possível. A comunicação que massa é aquela que informa e forma opiniões. Ou seja: jornais, revistas, rádio e maior deles a TV.
Indústria Cultural
De acordo com Adorno,a mídia não se voltava apenas para suprir as horas de lazer ,mas fazia parte do que ele chamou de indústria cultural.
Que significa um tipo de comunicação tem influência direta na cultura de um povo, é através dela é que a mídia insere gostos musicais, maneiras de se vestir e até mesmo de pensar determinados assuntos.
Uma Sociedade onde as pessoas somente sorriam se ganhavam uma gorjeta, nada escapava das motivações do lucro e do interesse.
Aprofundando-se no estudo da mídia norteamericana percebe que rádios, filmes, revistas e jornais, atuavam de maneira livre e independente, fazendo com que a sociedade fosse domesticada;
Assim , com uma sociedade domesticada pela mídia ,qualquer coisa que causasse reflexão era imediatamente expelida pela indústria cultural como impertinente.
Hoje em Dia..
Nos últimos tempos podemos perceber por exemplo, que cada vez mais a homossexualidade vem sendo tratada na televisão da maneira natural, tentando assim tornar a população menos preconceituosa.
“ Nossa realidade é produzida pelas imagens geradas na mídia”.
Adorno, terminada a Segunda Guerra, voltou para a Europa, para Frankfurt;
Reabriu a sua escola de sociologia;
E Morreu em 1969.
Beatriz Pedrosa e
Mayara Ferreira.