laboratirio
Alunas: Carolina Gonçalves da Cruz e Vitoria Cristina Sviech
Professor: Luiz
Matéria: Química
Data de entrega: 29/05
ﬦTubos de ensaio: Recipientes de vidro onde ocorrem reações e análises. Também utilizados para coleta de amostras em pequena quantidade.
ﬦVidro de relógio: calota esférica de vidro destinada à evaporação do soluto ou à colocação de sólido para determinação da massa.
ﬦEspátulas: pequenas pás de metal utilizadas na transferência de sólidos.
ﬦGarra: acessório do suporte universal, utilizado para fixar materiais diversos.
ﬦErlenmeyer: Serve para recolher frações de materiais destilados ou para conter misturas que serão homogeneizadas.
ﬦBureta: tubo de vidro graduado, munido de uma torneira na parte inferior ou de um tubo de borracha apertado com uma pinça de Mohr que permite medir com rigor volumes de líquidos.
ﬦBalão de fundo chato: Para armazenar, preparar, aquecer ou recolher soluções. Podem ser de vidro transparente ou âmbar.
ﬦBalão volumétrico: balão em vidro que se utiliza na preparação e diluição de soluções de composição quantitativa conhecida.
ﬦBalão de Destilação: balão de vidro com fundo redondo com tubuladura lateral. Empregado na ebulição de líquidos em pequenas destilações.
ﬦCondensadores: São colunas de vidro com tamanho variável entre 10 cm e 1,7 metro, dentro das quais existem tubos em forma reta, espiral ou bolas sequenciais. São utilizados em destilações.
ﬦKitasato: balão em vidro, de forma cónica, com tubuladura lateral e de paredes grossas, utilizado na filtração a pressão reduzida.
ﬦFunil de Buchner: Usado em filtrações a vácuo, funil cilíndrico em porcelana, com fundo perfurado.
ﬦProveta: recipiente cilíndrico, alto e estreito, graduado e assente numa base larga, destinado à medição pouco rigorosa de volumes de líquidos.
ﬦTripé de ferro: Usado como apoio para tela de amianto e outros objetos a serem aquecidos.
ﬦTela de