Laborat Rio De F Sica II
Gerador de Van de Graff
Grupo: Henrique Gaspar, Iury Lessa, Hudson Junior, Carlos Bittencourt.
Professor: Nei Cipriano
Data do experimento: 23/02/2015
Data de entrega: 02/03/2015
Distribuição de cargas elétricas nos corpos.
Objetivo.
Demonstrar a existência das linhas de força, através de um campo elétrico, gerado pela produção de uma tensão pelo gerador de Van de Graff, estimulando os eletrodos diferentes, com isso podemos observar o comportamento dos eletrodos em formatos diferentes, analisando as linhas de tensão que se formam, assim demonstrando na prática o que é um campo elétrico e suas reações além de introduzirmos objetos nesse experimento, tais como algodão e papel laminado, para saber suas reações diversas.
Introdução Teórica. Criado por Robert Van de Graff, Físico americano, foi desenvolvido pelo propósito de produzir cargas com diferenças de alta potencia, (De ordem de 20 Milhões de volts). Para acelerar partículas carregadas que se chocavam contra blocos fixos, os resultados das colisões informam as características dos núcleos do material que constituem o bloco.
O gerador de Van de Graff é um gerador de corrente constante, o que varia é a intensidade dependendo dos quais aparelhos são conectados, para compreender melhor, vejamos a figura abaixo.
Figura 1 1 Ao observar a figura, vemos que o gerador utiliza se de uma correia móvel, pois ao ser ligado pelo motor, gera uma tensão eletrostática muito alta na cavidade de metal, pois é a partir desse movimento da correia com esfera de metal, que gera essa a tensão, por sua vez a correia é carregada pelo atrito entre a correia e a esfera, em geradores como esse, a diferença de potencia é da ordem KV (Quilovolt). Com esse