lab proteçao
2. MÉTODO UTILIZADO
O método utilizado foi o método de Wenner. Este utiliza quatro pontos alinhados, igualmente espaçados, cravados ao chão a uma mesma profundidade, como mostra a Figura 1 na sessão posterior.
Uma corrente elétrica é injetada na primeira haste e coletada na ultima haste. Esta corrente produz um potencial nas hastes intermediarias.
Utilizando-se o método das imagens, que consiste em considerar o ponto de injeção de corrente como uma fonte pontual, é possível achar o potencial V de um ponto P, efetuando uma superposição de cada fonte individualmente e considerando todo o solo da amostra homogêneo. Para o caso do ponto P em relação a um ponto infinito é, portanto:
Sendo Vp o potencial no ponto P, a resistividade do solo, r1p e r1'p a distância entre os pontos 1 e o ponto P, e I a corrente injetada pelo equipamento.
Analogamente, o terrômetro calcula o potencial de todos os pontos envolvidos e nos fornece o valor da resistividade do solo (
3. PROCEDIMENTOS DE MEDIÇÃO
O primeiro passo para se realizar a medição é a definição do ponto inicial. É neste ponto em que estará o aparelho, e é importante defini-lo bem, pois deve haver espaço suficiente à sua volta para a colocação das hastes. Após isso, devem ser colocadas as hastes em linha, prestando bastante atenção na distância correta entre estas e à profundidade de cada uma. As distâncias utilizadas neste experimento foram 2m, 4m, 8m e 16m. Após isso, devem ser conectados os eletrodos correspondentes a cada haste, mantendo o cuidado de não inverter as hastes responsáveis por injetar corrente com as hastes de medição de potencial. Deve-se prestar muita atenção em todo o experimento para evitar acidentes e erros de medição. Não tocar nas hastes quando o