Lab eletrotecnica
LIGAÇÃO E ANÁLISE DE LÂMPADAS FLUORESCENTES (Prática 2 da Apostila)
Data: 01/04/2014
Grupo:
1) Juan Oliveira Matrícula:
2) Lucas Feliciano Matrícula:
3) Ana Paula Souza Matrícula:
Turma:
( X ) A ( ) B ( ) C ( ) D ( ) E ( ) F ( ) G
1. INTRODUÇÃO
1 - Explique o princípio de funcionamento de uma lâmpada fluorescente.
Uma lâmpada fluorescente constitui-se de um tubo de vidro cujo comprimento é determinado pela potência da mesma e, em cada extremidade, possui um filamento de tungstênio em forma de espiral e recoberto com uma camada de óxidos emissores de elétrons. O interior do tubo de vidro é revestido com uma camada de pó fluorescente cuja natureza depende o espectro do fluxo luminoso produzido. Sua finalidade é alterar o comprimento de onda da luz produzida no interior da lâmpada a fim de que esta seja perceptível aos seres humanos, visto que é, ainda no interior da lâmpada, na ordem das radiações ultravioletas e, portanto, invisível aos olhos humanos. No interior da lâmpada existe um gás raro (argônio) e certa quantidade de mercúrio que, no momento da partida, será vaporizado. Por ser uma lâmpada de descarga, a corrente elétrica no momento da partida deve ser estabilizada por um reator.
2 - Para que serve o starter?
O Starter utiliza o principio do bimetal (idem a disjuntores), que recurvada forma o contato móvel sendo o outro o contato fixo. Este conjunto é encerrado no interior de um bulbo de vidro, com gás argônio e, em paralelo com seus terminais, possui um capacitor. O starter é um dispositivo automático semelhante a um botão, normalmete aberto que seria, neste caso, um dispositivo manual de arranque, nos valendo dessa analogia.
3 - Para que serve o reator?
Tem a finalidade de fornecer ao circuito as condições necessárias à partida da lâmpada durante a mesma e limitar a corrente durante seu funcionamento. Suas três funções principais são: a) Pré-aquecer os