Lab De F Sica Lan Amento Horizontal
CURSO DE ENGENHARIA
Grupo: André e Gabriel Lopes.
RELATÓRIO COM O APARATO EXPERIMENTAL PARA LANÇAMENTO
HORIZONTAL
2014
Sumário
1. Título 3
2. Objetivo 3
3. Introdução Teórica 3
4. Esquema Experimental 3
5. Procedimentos Experimentais 4
6. Resultados Experimentais 4
7. Conclusão 6
8. Anexos 7
9. Referências Bibliográficas 8
1. Título
Lançamento horizontal.
2. Objetivo
Determinar experimentalmente o alcance das três esferas.
3. Introdução Teórica
Pode-se definir um projétil como toda partícula que se move descrevendo uma trajetória parabólica, com aceleração constante e velocidade inicial v0, em um plano bidimensional onde o movimento na horizontal independe do movimento na vertical.
Os primeiros estudos sobre balística foram feitos por Galileu que enunciou o Princípio da independência dos movimentos da seguinte forma:
"Quando um móvel realiza um movimento composto cada um dos movimentos componentes se realiza como se os demais não existissem.”
Aqueles estudos procuravam analisar o movimento de projétil disparado por um canhão. Ele mostrou que esse movimento poderia ser analisado separadamente tanto na vertical quanto na horizontal, porém não soube explicar como a velocidade horizontal se mantinha constante. Esse entendimento só veio ocorrer com a obra de Newton.
O movimento de rotação é caracterizado como o movimento dos corpos rígidos em que um torque atua sobre o corpo. Uma característica desse movimento é a variação do vetor posição que descreve trajetórias circulares em torno de um eixo fixo, a variação do deslocamento em um movimento rotacional é dado pela variação de um ângulo θ.
4. Esquema Experimental
Figura 1 - Esquema experimental
5. Procedimentos Experimentais
- Montou-se o aparato experimental.
- Posicionou-se as três esferas, sendo uma por vez, nas variações de alturas de: 12cm; 10cm; 8cm; 6cm; Medindo-se 5 vezes cada esfera em cada altura.
- Utilizou-se do