La D Fense
La Défense um bairro de negócios situado a oeste de Paris, que recebe diariamente a visita de 150 mil empregados, com mais de 3 milhões de metros quadrados de escritórios, é um dos maiores centros financeiros da Europa, onde os edifícios modernos se misturam com a arte contemporânea. O bairro recebeu este nome por conta da estátua de La Défense de Paris que está situada na praça La Défense, construída em 1983, para simbolizar a resistência de Paris frente aos prusianos em meados 1870 . O responsável por organizar a construção do bairro La Défense é EPAD (Etablissement Public d’Aménagement de la Défense). Essa Obra é baseada no Eixo histórico (Axe Henrique) para que valorizasse mais o famoso, Assim construindo um bairro de negócios.
História recente
Mesmo com tantos quesitos, até hoje, La Défense está longe de ser unanimidade entre os parisienses e turistas. E desde seu início criou polêmica.
A história de La Défense é recente. Nos anos 1950, o governo francês decidiu instalar um bairro inteiramente dedicado aos negócios e ao trabalho. A região escolhida ficava a noroeste de Paris, no departamento de Haus-de-Seine, nos municípios de Courbevoie, Puteaux e Nanterre (região considerada parisiense). Mas o começo não foi fácil, pois os parisienses não viram com bons olhos a instalação de um bairro moderno, tão diferente do restante de Paris, orgulhosa de seu patrimônio histórico. Grandes obras começaram a ser construídas, a exemplo do edifício CNIT, criado para abrigar a Exposição Universal daquele ano – mesmo evento que motivou a construção da Torre Eiffel várias décadas antes -, mas ela acabou acontecendo em Bruxelas. Em 1964, um plano chefe determinou as dimensões dos futuros prédios: no máximo 115 m de altura em relação ao solo, com uma