La lala al aa
Dentro desta Teoria, temos ainda o conceito de Coeteris paribus, que é uma condição que analisa um mercado isoladamente, supondo que os demais mercados sejam constantes, não sendo afetado pelos demais. Para o raciocínio econômico, essa condição serve também para verificar o efeito de variáveis isoladas, independente dos efeitos de outras variáveis como, por exemplo, a procura, a renda do consumidor, gastos e preferências do consumidor, etc.
Os tópicos analisados na Microeconomia são os seguintes:
I – Teoria da Procura (Teoria do Consumidor e da Demanda de Mercado);
II – Teoria da Oferta (Oferta Individual, que abrange a Teoria de Produção e a Teoria de Custos e Produção; Oferta de Mercado);
III – Análise das Estruturas do Mercado (Mercado de Bens e serviços, que abrange Concorrência Perfeita, Concorrência Monopolistica, Monopólio, Oligopólio; Mercado de Insumos e Fatores de Produção, que contempla a Concorrência Perfeita, Manopsônio, Oligopsônio);
IV – Teoria do Equilíbrio Geral e do Bem Estar;
V – Imperfeição de Mercado; Externalidades.
Quanto a Demanda de Mercado, a mesma é definida pela quantidade de determinado bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir, num dado período. É considerada como um fluxo, pois deve ser determinada em um certo período de tempo.
A Teoria da Demanda tem alguns fundamentos:
Teoria do Valor Utilidade: valor de um bem que se forma de acordo com a satisfação que o bem representa para a comunidade. Abrange o valor de uso, que significa a utilidade ou satisfação que o bem representa ao consumidor e o valor de troca, que se forma pelo preço no mercado, pelo encontro da oferta e da demanda do bem ou serviço.
Teoria do Valor do Trabalho: Considera que o valor de um bem se forma do