KOSCH LER E COMPREENDER O SENTIDO DO TEXTO

325 palavras 2 páginas
Koch I.V. Elias, V.M. Ler e Compreender os Sentidos do Texto 2ª Edição São
Paulo Contexto, 2007.
Capítulo 2

Ao ler alguns textos, criamos varias estratégias para nos ajudar na interpretação.
Essas estratégias ativam vários tipos de conhecimentos que possuímos armazenados em nossa memória.
Conforme (Koch 2002) para que o processamento aconteça aplicamos três grandes sistemas de conhecimento.
Conhecimento Linguístico : Abrange o conhecimento que o individuo possui referente a gramatica e o conjunto de palavras de uma língua.
Sem o conhecimento da língua não é possível interpretar um texto.
Conhecimento Enciclopédico : Refere-se a uma bagagem de conhecimentos que o leitor possui sobre acontecimentos gerais do mundo.
Alguns textos só fazem sentido quando o leitor possui esses conhecimentos. As tirinhas publicadas em jornais ou revistas são grande exemplo de conhecimento enciclopédico. Para compreensão deste texto é indispensável conhecimento enciclopédico. Conhecimento Interacional : Refere-se as formas de interação por meio da linguagem e engloba os conhecimentos.
Ilocucional; Permite reconhecer os objetivos ou propósitos do autor. Há alguns textos que reconhecemos rapidamente o propósito do autor. Outros porem há um total desconhecimento.
Comunicacional; A quantidade de informação necessária para que seja estabelecida uma comunicação concreta, fazem com que o parceiro consiga entender o objetivo da produção de texto. Levando em consideração a forma a ser abordada em cada situação de interação.

Metacomunicativo; É aquele que permite o locutor assegurar a compreensão do texto. Utiliza-se de vários tipos de ações linguísticas, como por exemplo realce de algumas palavras para chamar atenção do leitor.
Superestrutural; É o conhecimento sobre gêneros textuais, exemplo: identifica se o texto é uma fábula, um conto, uma piada etc.
Permite a identificação de textos como exemplares adequados aos diversos eventos da vida social.

Nome:

Relacionados

  • Atuação da Fisioterapia
    56833 palavras | 228 páginas