Madamme Bovary
TRAMA 4
TEMA 8
ENREDO 10
PERSONAGENS 15
TEMPO 18
CLASSIFICAÇÃO DA OBRA 20
CRÍTICA 23
BIBLIOGRAFIA 24
TRAMA
Tudo se inicia mostrando Charles Bovary quando criança, que, ao entrar na escola, é alvo de chacotas, pela diferença que apresenta em relação aos colegas. Já se portava desde aquela época de forma passiva, nunca respondendo às provocações dos colegas de classe; e sempre se rebaixando às vontades da professora, se esforçando para conseguir acompanhar os outros alunos, já que entrara tarde na escola.
Há um flash back, para contar a história de seus pais. Charles-Denis-Batholomé Bovary era um homem superficial, que se casou com a mãe de Charles, apenas pelo interesse em seu dinheiro, e após o casamento gasta todo o dote com a boemia, deixando a mulher cuidar do filho. Bovary pai era um homem machista que achava que o filho deveria ser criado com dureza, para tornar-se homem, já Bovary mãe criava-o com todo o cuidado, enchendo-o de mimos.
Charles, com dificuldade sai para estudar medicina, se rebela durante uma época, mas consegue terminar os estudos, e logo após isso a mãe arranja seu casamento com Héloïse Dubuc que é uma mulher madura e viúva. Sua esposa é controladora e ciumenta, e, ao vê-lo frequentar Bertaux para curar a perna de Roualt, um velho fazendeiro, procura investigar a vida do homem, descobrindo que ele tem uma filha, proíbe o marido de ir até a fazenda.
Mme Dubuc acaba morrendo e Charles volta a frequentar Bertaux, por conta de Emma Roualt. Esta era a filha do fazendeiro, que interessou a Charles desde a primeira vista, por sua beleza e por seus grandes olhos, o rapaz, percebendo o interesse de Emma resolve pedir sua mão em casamento; com o consentimento do pai e da filha os dois se casam, em uma grandiosa festa na fazenda.
Os recém casados vão para a cidadezinha de Tostes, na casa onde o moço morara com sua falecida mulher. Mme Bovary em início mostra-se uma mulher graciosa e feliz com a paz de seu