Kopuyd gg

494 palavras 2 páginas
Juntas Metálicas
São juntas metálicas sólidas. Isto é, sem enchimento de materiais macios. Podem ser divididas em duas categorias principais: Planas e Ring-Joints.

Juntas Metálicas Planas
Definidas como juntas de espessura relativamente pequena, quando comparada com a largura. São normalmente fabricadas a partir de uma chapa metálica, com a superfície de vedação usinada ou não.
Como a vedação é obtida por esmagamento, a pressão na superfície da junta, deve ser maior do que a tensão de escoamento do seu material. Por essa razão, os materiais e acabamentos dos flanges e da junta devem ser cuidadosamente compatibilizados. A dureza do material da junta dever ser sempre menos do que a do material do flange, para não danificá-lo
- Material: Qualquer metal disponível em chapas que podem ser cortadas e usinadas ou estampadas, podem ser usados. O tamanho das juntas é limitado pelo tamanho das chapas, sendo necessário soldar pra obter dimensões maiores. Para um melhor desempenho, recomenda-se o uso de flanges com acabamento liso. Risco ou marcas radiais no flange ou na junta são praticamente impossíveis de vedar com juntas metálicas sólidas.
Há diversos tipos de juntas planas, tais como: 940, 941, 943, 900 e 905.

Ring-Joints
São anéis metálicos usinados de acordo com padrões estabelecidos pelo American Petroleum Institute (API) e American Society of Mechanical Esgineers (ASME), para aplicações em elevadas pressões e temperaturas. Uma aplicação típica de Ring-Joints é em ‘’Árvore-de-Natal’’ (Christimas-Tree) usada nos campos de produção de petróleo.
A vedação é obtida em uma linha de contato, por ação de cunha, causando elevadas pressões de esmagamento e, desta forma, forçando o material a escoar nesta região. A pequena área de vedação, com alta pressão de contato, resulta em grande confiabilidade. Porém, as superfícies de contato da junta e do flange devem ser cuidadosamente usinadas e acabadas. Alguns tipos são ativados pela pressão, isto é, quanto

Relacionados