kohu
Professor Alex
Por: Wagner Ribeiro
Qual a importância da Psicologia na Educação Física?
R: Quando a gente pensa na Psicologia que estuda o PSIKE, entendemos que a Psicologia vai orientar principalmente na vida da criança a sua infância e na vida adulta os passo a passo de como o Educador Físico vai direcionar o seu trabalho. Nós temos a Psicologia interacionista de Piaget, Vigotski, Wallon todos eles dão passo a passo do sensório motor do período das operações concretas e de como a gente deve dar o desenvolvimento adequado como estratégia, como orientação mesmo didática para o desenvolvimento da criança.
Você já utilizou alguma teoria ou pesquisa em Psicologia para a sua atuação?
R: Sim, Uma vez fui fazer um pequeno trabalho com criança e precisei da orientação da psicologia para saber em que nível de atividade poderia estar trabalhando com as crianças, a depender da faixa etária, então em que momento a criança desenvolve aptidões para lateralidade, bilateralidade, para exercícios de coordenação. Então a Psicologia está atrelada aos movimentos, o desenvolvimento cognitivo começa a partir do desenvolvimento motor.
Você já trabalhou diretamente com algum Psicólogo?
R: Eu trabalho no NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), vai fazer 5 (cinco) anos, e a estratégia de trabalho do NASF é uma equipe multiprofissional, onde temos profissionais tais como: Educador Físico, Psicólogo, Nutricionista, Terapeuta Ocupacional, Fisioterapeuta e a Assistente Social. O Psicólogo atuava diretamente comigo, nossas ações eram muito discutidas.
Como foi a experiência em trabalhar com um Psicólogo?
R: Muito boa, por que eu não tinha uma visão do que era o Psicólogo, pois temos uma visão bem distante, ma quando ele está lado a lado com você é que percebemos o quanto ele é importante, por isso que as maiorias dos cursos tem Psicologia ela está muito encaixada e eu comecei a abrir o meu olhar diante da perspectiva Psicológica. Antes