..../,knkibibui

294 palavras 2 páginas
,,,,[k[pkllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll- llpppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppp- pppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppp- pppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppp- ppppppppppppppppp04 hectares, mas, para isso, utiliza bastante água e bastante energia. Todas elas se localizam perto dos rios para retirar com tranquilidade as águas dos rios e jogam na plantação, às vezes misturado com agrotóxicos. Infelizmente não tenho o livro agora, mas Rogério Haesbaert, geógrafo, já fez estudos importantes acerca desses processos de ocupação e devastação do cerrado, especialmente no oeste baiano, e traz boas informações sobre isso.

Observando ainda um mapa, que você pode ver clicando aqui de devastação deste domínio, produzido pelo MMA, vemos que os principais pontos de expansão das fronteiras agrícolas se dá no oeste baiano, nas bordas da amazônia e indo para o meio-norte, isso porque toda a porção sul do cerrado já foi amplamente devastada, agora chegou a vez da porção norte. É triste isso e deveriam ocorrer ações mais efetivas e fortes do governo com relação aos problemas do cerrado, pensando mais nas questões socioambientais deste domínio e não somente nas questões financeiras conseguidas pelo agronegócio, porque isso traz muitos, mas muitos prejuízos mesmo, tanto para o meio ambiente quanto para as pessoas (isso também é redundante).

Acho melhor parar por aqui, mas poderia escrever muito mais sobre o cerrado, nos seus diversos aspectos. Mas a ideia é que, a partir de temas como esse, possamos discutir mais (todos nós, blogueiros ou não) com amigos, em casa, em sala de aula, na mídia, sobre outros biomas, sobre outras áreas, sobre temas que são muito importantes, mas que pouco abordados.

Poderá também gostar de:
Carros, carros e mais carros…
Gastronomia sustentável
E quem disse que Código Florestal é exclusividade do Brasil?
Mudanças Climáticas: nossa vida está em jogo!

Relacionados