kllll
1- Conceito de completação de poço de petróleo
Consiste num conjunto de operações realizadas após o término dos trabalhos de perfuração, visando colocar o poço em produção. As operações básicas que compõe uma completação podem ser definidas como: instalação dos equipamentos de segurança para controle do poço; condicionamento do revestimento de produção e do fluido nele contido; verificação da qualidade da cimentação primária; canhoneio; teste de formação; instalação dos equipamentos de subsuperfície e de superfície e colocação do poço em produção.
1.1- Método Quanto ao Número de Zonas Exploradas.
Sob este aspecto, as completações podem ser: simples, dupla ou seletiva.
a) Completação Simples.
Caracteriza-se pelo poço possuir uma tubulação metálica, descida pelo interior do revestimento de produção, da superfície até próximo à formação produtora. Esta tubulação, acompanhada de outros equipamentos, denomina-se de completação de produção. Este tipo de completação possibilita produzir de modo controlado e independente somente uma zona de interesse. Duas zonas podem ser colocadas em produção pela mesma coluna, o que não é recomendado para controle do reservatório.
b) Completação Dupla.
Este tipo de completação possibilita produzir simultaneamente, num mesmo poço, duas zonas ou reservatórios diferentes, de modo controlado e independente, tanto no que diz respeito a volumes produzidos como a pressões, razões gás/óleo e óleo/água etc. Isto é possível instalando-se duas colunas de produção com obturadores (packers).
As principais vantagens deste método são:
produção e controle de vários reservatórios produzindo simultaneamente; possibilidade de produção de zonas marginais que poderiam não justificar a perfuração de poços somente para produzi-las;
Aceleração do desenvolvimento do campo;
Diminuição do tempo de utilização dos equipamentos e tubulações para atingir o objetivo de uma