Klauszord

1250 palavras 5 páginas
Resumo: Este método de dosagem foi criado na década de 80 pela ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland) por meio de experimentos. Como os materiais de construção mudaram muito daquela época para os dias de hoje, o método está desatualizado, não podendo ser utilizado para obter diretamente o traço. A ideia é utilizar o método a fim de que se obtenha um traço-base, molde-se corpos de prova e, com os resultados dos ensaios, sejam feitos os devidos ajustes nas dosagens.

Palavras chave: ABCP, betoneira, agregados graúdos, agregados miúdos, concreto.

Introdução
O concreto é um material bastante frequente na construção civil pela sua capacidade de resistir a grandes pressões de compressão. No entanto, o concreto não suporta tão bem outros tipos de pressões, como a flexão ou a tracção. Como tal, ele é usado em conjunto com o aço ou outras armações metálicas num composto, conhecido pelo nome de concreto armado. Este tipo de concreto resiste melhor às pressões que o betão comum não suporta tão bem.
É frequente serem acrescentados alguns aditivos ao concreto para modificar as suas características. Entre estes aditivos, há que mencionar os impermeabilizantes, os corantes e os retardadores de presa, entre outros.
Os edifícios residenciais, as pontes, os túneis e os canais são algumas das obras que se podem realizar com concreto ou concreto armado.

Objetivos

O objetivo desse relatório é apresentar as etapas apresentadas pela ABCP para a confecção de concreto. Todas as etapas foram feitas em laboratório, desde o ensaio dos agregados de granulometria e peso específico até a moldagem e rompimento dos corpos de prova.

Procedimento

Classificação dos agregados.

Areia

A caracterização da areia foi feita a partir de ensaios granulométricos e de massa unitaria, feitos no laboratório de concretos sob responsablidade da professora Ângela Azevedo. Os ensaios foram feitos de acordo com a NBR 9776/87, para encontrar a massa específica da

Relacionados