kkkkk
LIMITES À GLOBALIZAÇÃO PERVERSA
Podemos observar que a sociedade reconhece, cada dia mais, as consequências que a globalização vem trazendo para a maior parte da humanidade. Cabe agora , verificar os limites desse fenômeno e reconhecer que vivemos uma verdadeira fase de transição para um novo período.
A velocidade em que as coisas vem ocorrendo, não permite uma distribuição generalizada e as promessas de que as técnicas contemporâneas pudessem melhorar a existência de todos caem por terra. O que se pode observar é a expansão acelerada do reino da escassez,atingindo as classes médias e criando mais pobres.
Daí o repudio às idéias e às práticas políticas que fundamentam o processo socioeconômico atual e a demanda ,ficam cada vez mais pressurosa,
19. A VARIÁVEL ASCENDENTE
O momento atual da história do mundo parece indicar a emergência de numerosas variáveis ascendentes cuja existência é sistêmica . Isso, exatamente, permite pensar que se estão produzindo as condições de realização de uma nova história.
Um dos fenômenos causados éo crescente desencanto comas técnicas, acompanhado por uma gradativa recuperação do bom senso, em oposição ao senso comum, isto é, em oposição á pretensa racionalidade sugerida tanto pelas técnicas em si mesmas como pela política do seu uso. Outro dado significativo se levanta com a impossibilidade relativamente crescente de acesso a essas técnicas ,em virtude do aumento da pobreza em todos os continentes.
20. OS LIMITES DA RACIONALIDADE DOMINANTE
O deboche de carência e de escassez, permite cada vez mais a sociedade humana reconhecer a realidade dessa perdição. Uma boa parte da humanidade, por desinteresse ou incapacidade, não é mais capaz de obedecer as leis , normas, regras, mandamentos, costumes derivados dessa racionalidade hegemônica . Daí a proliferação de “ilegais”, “irregulares”, “informais”. Essa incapacidade mistura, no processo de vida, práticas e teorias herdadas e inovadas, religiões tradicionais e novas