KJKJJKJ

1081 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA
ENGENHARIA SANITARIA E AMBIENTAL
COMPONENTE CURRICULAR: SOCIOLOGI

Resenhas

A revolução Francesa

A revolução francesa foi um momento extraordinário onde as pessoas acharam que podiam refazer tudo na sociedade. A revolução francesa, foi um modo de se livrar das velhas idéias medievais, para muitos historiadores foi ela quem deu inicio a idade contemporânea, essa revolução abalou as estruturas, ela se livrou da igreja, da religião, da nobreza, do rei e de muitas outras coisas.
O intuito da revolução era trazer pão aos pobres , democracia e estabelecer uma nova ordem na sociedade, mas isso custaria caro
O documentário tenta demonstrar a França, na Revolução de 1879, bem como seus grupos políticos, classes sociais e aspectos da economia , assim como algumas transformações e contribuição de idéias político – social que permeiam ate hoje na sociedade mundial.
A França de Luis XVI estava num momento critico. A crise econômica gerada pelas guerras promovidas por Luis e por reis anteriores e pelo gasto excessivo em Versalhes atingiu toda a França. O Rei tentou aumentar os impostos, mas a população recusava se a pagar.
Só que a nobreza e o clero não queriam perder seus privilégios então foi convocado a Assembléia dos Estados Gerais, com o objetivo de reavaliar a situação financeira e decidir sobre quem o aumento dos tributos seria maior. Claro que havia muito mais representantes do povo e o normal seria que a opinião deles prevalecesse, levando, assim, o clero e a nobreza a pagarem impostos mais altos. O que eles não esperavam é que a votação fosse por estados (três votos), o que os levou a derrota, e mais uma vez ao aumento dos impostos. O rei ordenou o fechamento das salas de reuniões, tentando dissolver a Assembléia,só que o terceiro estado apoiado pelos burgueses foram até o salão de jogos do palácio utilizado pela nobreza e prometeram não sair de lá até formar uma nova

Relacionados