kjbjbg

1360 palavras 6 páginas
MIB (Management Information Base)
Antes de definir o que é uma MIB, será introduzido o conceito de objetos gerenciados.
Um objeto gerenciado é a visão abstrata de um recurso real do sistema. Assim, todos os recursos da rede que devem ser gerenciados são modelados, e as estruturas de dados resultantes são os objetos gerenciados. Os objetos gerenciados podem ter permissões para serem lidos ou alterados, sendo que cada leitura representará o estado real do recurso e, cada alteração também será refletida no próprio recurso.
Dessa forma, a MIB (Management Information Base) é o conjunto dos objetos gerenciados, que procura abranger todas as informações necessárias para a gerência da rede, possibilitando assim, a automatização de grande parte das tarefas de gerência.
Os padrões de gerenciamento OSI e Internet definiram MIBs que representam os objetos necessários para a gerência de seus recursos. Neste hiperdocumento serão apresentadas considerações sobre a MIB da OSI e a MIB Internet, bem como as diferenças entre as MIBs desses dois padrões.
O padrão OSI define três modelos para gerência de redes: o modelo organizacional, o modelo informacional e o modelo funcional. O modelo organizacional descreve a forma pela qual a gerência pode ser distribuída entre domínios e sistemas dentro de um domínio. O modelo funcional descreve as áreas funcionais e seus relacionamentos. Já o modelo informacional provê a base para a definição de objetos gerenciados e suas relações, classes atributos, ações e nomes.
Na definição de objetos gerenciados é utilizada a orientação a objetos. Objetos com características semelhantes são agrupados em classes de objetos. Uma classe pode ser uma subclasse de outra, e a primeira herda todas as propriedades da segunda. Uma classe é definida pelos atributos da classe, pelas ações que podem ser invocadas, pelos eventos que podem ser relatados, pela subclasse a qual ela deriva e pela superclasse na qual ela está contida.
Para a definição dos objetos

Relacionados