kizesi

579 palavras 3 páginas
O Japão está considerando transferir futuramente armas para outros países asiáticos para construir alianças para uma guerra em potencial com a China.

Hoje cedo, em Okinawa, as autoridades japonesas se reuniu com representantes dos 10 Estados membros da Associação de Nações do Sudeste Asiático para expandir a cooperação tecnológica e de defesa entre os dois países.

Embora o Japão e a ASEAN discutiram a cooperação conjunta em resposta a desastres naturais e anti-terrorismo, o Vice-Ministro Parlamentar do Japão de Defesa revelou que a verdadeira intenção do encontro foi para reforçar a defesa contra a China "tentativas unilaterais para mudar o status quo pela força."

Como parte do plano do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, para "aprofundar e reforçar a cooperação" com a ASEAN, um funcionário do ministério disse à Kyodo News que o Japão está actualmente à procura de aliviar a sua política de exportação de armas, uma clara indicação de que a ilha está levando a ameaça de guerra com a China a sério.

"A China parece estar na vanguarda da defesa visão de Abe, reforçando o caso para o Japão para fortalecer os laços com a ASEAN", relatou o jornal.

ASEAN é composta por Indonésia, Malásia, Filipinas, Singapura, Tailândia, Bruei, Birmânia, Camboja, Laos e Vietnã.

Em dezembro, um ex-embaixador chinês na ONU, Sha Zukang, disse que a disputa territorial existente entre a China e o Japão sobre as ilhas Senkaku poderia levar à Terceira Guerra Mundial .

"Se a China começou uma guerra com o Japão, que seria muito maior do que tanto a Guerra Sino-Japonesa e a Segunda Guerra Mundial", disse ele à China Times.

A disputa irrompeu em novembro, quando o governo chinês anunciou que iria impor restrições de tráfego aéreo no interior de um Air Defense Identification Zona auto-declarada, que inclui a maior parte do Mar da China Oriental.

O ADIZ chinês polêmico não só se sobrepõe aos ADIZs do Japão e da Coréia do Sul, mas também inclui as Ilhas Senkaku, o

Relacionados