Keynes
Nascido em 5 de junho de 1883 ( ano em que morreu Karl Marx) na cidade de Cambridge, na Inglaterra, John Maynard Keynes é o último na linhagem dos grandes economistas britânicos que exerceram grande influência na disciplina de economia, de Adam Smith a Karl Marx. Filho de John Neville Keynes, que seguiu carreira administrativa na Universidade de Cambridge após seu livro The Scope and Method of Political Economy ( O Escopo e Método da Economia Política) tornar-se um clássico, e Florence Ada Brown, mais tarde a primeira prefeita de Cambridge, que foi uma das primeiras beneficiadas do movimento de Reforma da época, e também lutava por oportunidades de estudo às mulheres.
Com quatro anos e meio, Keynes foi questionado sobre a palavra “juros” e respondeu: “Se eu te der um centavo e você ficar com ele por muito tempo, você terá que me devolver esse centavo e mais um.”
Apesar de ter herdado o hábito pela leitura de seus pais, e de já ter aprendido um pouco sobre aritmética e letras em casa, Maynard iniciou formalmente seus estudos no ano de 1889, no jardim de infância Perse School e, posteriormente na escola preparatória de St. Faith’s em 1892. Mesmo sendo o mais novo entre seus colegas, sempre demonstrou facilidade no aprendizado, tornando-se o melhor da turma. Com tal sucesso, o menino foi incentivado a prestar os exames de Eton, onde deu início aos seus estudos em 1897 e recebeu diversos prêmios em matemática além de já ser considerado um líder natural por seus amigos.
Em 1902 dedicou-se aos estudos de filosofia, história e matemática na King’s College em Cambridge, graduando-se 3 anos depois em matemática e iniciando seu maior interesse pela economia ao lado de Alfred Marshall.
Seu primeiro livro, Indian Currency and Finance (Finanças Indianas e Moedas) foi publicado em 1913 e originou-se de seu trabalho no departamento britânico India Office, de 1906 a 1908. Retornando à Cambridge no ano seguinte, com seus 29 anos, foi considerado fellow (companheiro,