Keynes 4F4307AB

815 palavras 4 páginas
Sobre Keynes
1. Sobre a posição de Keynes à teoria clássica e suas críticas aos clássicos: sua teoria do emprego e desemprego não está baseada na suposição de níveis de salários rígidos (não é o salário que determina o emprego ou o desemprego). Keynes argumenta que o volume de emprego é determinado pela procura efetiva e não pelos contratos entre trabalhadores e patrões. Características específicas de uma economia monetária desenvolvida explicam o desemprego. Defende o abandono do laissez faire e defende a ação estatal.
2. Princípio da procura efetiva – um termo econômico que compreende o desejo de comprar mais a possibilidade de comprar. Está relacionado ao ponto da curva de procura total que é cortada pela curva da oferta total.
3. A procura efetiva é determinada pelo gasto do rendimento. É determinada pela interação entre procura agregada e oferta agregada. No gráfico temos o ponto E (interseção) que representa a procura efetiva. É determinada pela propensão a consumir e pelo volume do investimento.
4. A essência da teoria de Keynes diz respeito a análise da função da procura global. Como o emprego depende da procura e a procura agregada é igual rendimento agregado, a teoria de Keynes é uma teoria da procura agregada ou do rendimento agregado.
5. Se o emprego é determinado pela procura agregada, esta depende da propensão a consumir e da quantidade de investimento. O emprego e o rendimento dependem da procura efetiva.
6. O emprego é determinado pela procura agregada que depende da propensão a consumir e da quantidade de investimento. As flutuações do emprego dependem principalmente do volume do investimento porque a fundação da oferta agregada e a propensão a consumir são estáveis.
7. Sendo dada a propensão a consumir, quantia de procura de consumo depende do volume da renda nacional. A renda nacional é criada em parte pela produção para o consumo e em parte pela produção para o investimento.
8. Propensão a consumir: a) a relação entre o rendimento e o

Relacionados