Kepler
Neste capítulo
1. Relação entre
Capítulo
Equilíbrio
equilíbrio e força
2. Movimento
rotacional
3. Torque 4. Centro de massa 5. Alavancas 6. Polias 7. Engrenagens
Apresentação de contorcionista do grupo Acrobatas chineses, em Beijing, na China. O equilíbrio desses objetos de vidro é conseguido depois de muito treino com técnicas próprias dessa atividade circense.
Pense e responda
1. Relacione a palavra equilíbrio à fotografia acima. Depois, redija um pequeno texto explicando as relações que você fez. 2. Faça uma lista de situações do dia a dia em que você identifica corpos em equilíbrio.
Por que estudar...
... equilíbrio: `` aprofunda o estudo de situações envolvendo movimentos. ... alavancas: `` permite compreender mais facilmente o conceito de torque; `` facilita a compreensão da Física envolvida nos movimentos do corpo humano.
214
... polias: `` permite compreender a execução de ações do cotidiano, como o ato de erguer objetos; `` possibilita a compreensão dos mecanismos de transmissão de movimentos nos motores.
1. Relação entre equilíbrio e força
Serão estudadas algumas das situações do capítulo anterior, sobre as forças aplicadas em um corpo. Aqui o enfoque será o equilíbrio translacional dos corpos, que é resultado das forças aplicadas quando a soma total tem resultante nula. Estar em equilíbrio significa dizer que a força resultante que age em um corpo ou sistema é nula. Ou seja, existem forças aplicadas no corpo, mas a soma vetorial dessas forças é igual a zero (mais adiante, será explicado por que essa condição, apenas, não é suficiente para garantir a condição de equilíbrio de um corpo). O equilíbrio translacional pode ser estático ou dinâmico, como está apresentado no quadro a seguir.
Equilíbrio estático velocidade posição nula não muda com o tempo (móvel parado em relação a determinado referencial) Exemplos velocidade posição
Parece, mas não é Perder o equilíbrio não é cair
A palavra equilíbrio é usualmente